benefícios

Conheça o Pilates e saiba mais seus benefícios para cada pessoa.

Mulheres

O Pilates melhora o funcionamento dos órgãos pélvicos e extra pélvicos, tais como a bexiga urinária, as trompas, útero e intestinos, melhorando o equilíbrio hidroeletrolítico (fluidez entre os líquidos corporais) e as condições hemodinâmicas (fluxo sanguíneo). Porém, os exercícios devem ser menos intensos enquanto estiver no período menstrual e a mulher deve procurar controlar ainda mais a respiração para conseguir diminuir as tensões que potencializam as cólicas menstruais.

Através da prática do Pilates é possível afastar os efeitos da TPM. Sabe-se que os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (a típica TPM) não são nada agradáveis, ainda que os sinais não se manifestem de igual modo ou intensidade em todas as mulheres. A prática do Pilates tem se mostrado bastante eficaz na redução dos efeitos da TPM, isso porque os exercícios físicos colocam o corpo em movimento, que acaba liberando endorfina (um hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer). Desse modo, sintomas como irritabilidade, depressão, cansaço, sensibilidade emocional, ansiedade, dentre outros, são relativamente reduzidos. Sem falar na auto-estima, que nesse período entra em baixa. Com a prática do Pilates, entretanto, o indivíduo começa a se sentir bem com o próprio corpo e mentalmente supera conflitos similares.

O Pilates também colabora na manutenção de uma boa postura e da elegância da mulher. O fortalecimento da musculatura profunda e superficial do abdômen feminino, viabilizado pelo método, ajuda a manter a boa postura, torna a aparência mais elegante (afinando a silhueta) e melhora o funcionamento dos órgãos internos.

Adolecentes

Férias é sinônimo de descanso e diversão para os adolescentes. Mas também é uma época de mais horas em frente à TV, computador e videogame. Nesse cenário, não há muita preocupação com posturas adequadas, costuma-se sentar de qualquer maneira para manusear os aparelhos. Mas não somente nas férias. Durante a própria vida escolar, os jovens não costumam dar a atenção devida à postura enquanto estudam, prejudicando a coluna. O uso de mochilas muitos pesadas também é comum e bastante prejudicial à saúde do adolescente.

É neste cenário que a falta de cuidados pode afetar gravemente a coluna, numa etapa da vida em que o crescimento do corpo é mais acelerado. Somado ao comportamento postural inadequado está o sedentarismo, muito comum na vida de grande parte dos jovens que, cada vez mais, descartam a prática de atividades físicas.

Além do natural crescimento acelerado do corpo, que gera desequilíbrios musculares, os jovens também são mais suscetíveis às situações de risco. Por isso, temos visto um percentual crescente de adolescentes com queixas de dores na coluna e nas articulações, bem como a incidência de problemas posturais e a redução da flexibilidade. O resultado é o surgimento de graves alterações posturais, chegando a problemas como hiperlordose, hipercifose e escoliose acentuadas.

Se a maior parte dos jovens não é amante dos exercícios pesados desenvolvidos nas salas de academias, o Pilates é uma prática de exercícios leves, sem desgaste físico e com ótimos efeitos à saúde corporal: fortalece os músculos responsáveis pelo equilíbrio do corpo, aumenta a flexibilidade, melhora o alongamento, além de organizar adequadamente a postura dos adeptos. Somando-se a isso, os exercícios de Pilates também desenvolvem a capacidade respiratória e de concentração e afasta o estresse, assim os adolescentes se tornam mais dispostos a realizar suas atividades intelectuais e sociais do dia-a-dia.

Os efeitos do sedentarismo, por sua vez, são reduzidos, já que o método facilita a drenagem linfática e estimula o sistema circulatório. E para os jovens que aceitam desafios, o Pilates oferece diversas atividades que irão dinamizar cada aula e contribuir para o ganho de autoconfiança. O corpo se torna forte, elegante e bonito, o que influencia na autoestima, tão importante nessa etapa da vida. Em pouco tempo, adquire-se forte consciência corporal: os adolescentes conseguem identificar e corrigir naturalmente seus erros diários, e com isso se tornam mais preparados para os desafios da idade. Quanto mais cedo o trabalho de correção postural e fortalecimento da musculatura, menores as chances de problemas na coluna e maior a qualidade de vida.

Gestantes

A gestação é o dos momentos mais importantes na vida da mulher, mas também é um período de muitas transformações físicas e emocionas no universo feminino. Estas mudanças podem ser responsáveis, inclusive, pelo surgimento de alguns desconfortos para a gestante, como dores na coluna.

O útero aumenta o seu volume para acomodar o bebê, assim como vários tecidos do corpo também sofrem alterações. Os hormônios da gravidez também estimulam adaptações no corpo materno. De modo geral, todos os órgãos e sistemas do corpo da gestante passam por profundas mudanças e que acabam contribuindo para gerar alguns impactos negativos para a mulher.

Surgem dores em diversas regiões, e a coluna vertebral é uma das mais afetadas pela sobrecarga que as mudanças promovem. Quando as estruturas corporais não estão bem preparadas para essas alterações, as dores são inevitáveis, principalmente, na região lombar. Essas reações dolorosas também podem ser provenientes de tensões musculares, em virtude de desvios posturais já existentes ou adquiridos durante o período gestacional.

Veja o que o Pilates proporciona para a gestante: fortalecimento e alongamento suave dos músculos; melhora da concentração, do equilíbrio e da coordenação; alívio da sensação de cansaço, através do trabalho com a respiração; fortalecimento de braços e pernas, gerando maior vitalidade e ajudando a suportar o sobrepeso; alívio de tensões, afastando os níveis de ansiedade ou estresse; melhora da auto-estima da mulher, pois o grande nível de bem-estar adquirido com a prática do Pilates leva a mulher a se sentir bem consigo mesma, apesar de todas as mudanças em seu corpo; ajuda a evitar a incontinência urinária, por meio do fortalecimento do períneo; movimentos do Pilates são responsáveis por ativar o sistema circulatório, contribuindo para aliviar os inchaços tão comuns dos membros inferiores e as dores.

E os benefícios também se estendem ao momento do parto e também recuperação pós-parto. Exercícios realizados no Pilates, com foco no fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna, abdômen e assoalho pélvico, facilitam o trabalho de parto. O abdômen mais fortalecido ajuda a empurrar o bebê durante as contrações e o relaxamento do períneo facilita a passagem dele pelo canal vaginal. Através dos exercícios, a futura mamãe consegue voltar para o seu peso e condicionamento físico mais rápido após ter o bebê em comparação a outras mamães sedentárias que não praticaram atividade física durante a gestação. Durante o período de amamentação, os exercícios de Pilates não afetam a quantidade/qualidade do leite, portanto não influenciam negativamente no crescimento do bebê, desde que a mãe mantenha uma alimentação saudável e boa hidratação. O método favorece o processo de recuperação no pós-parto, acelerando a cicatrização.

Idosos

Para muitas pessoas, a terceira idade remete à baixa qualidade de vida. Mas é possível envelhecer com saúde, escolhendo hábitos corretos desde a juventude. O sedentarismo, por exemplo, é um dos maiores vilãos na vida de qualquer pessoas, ele está relacionado com a causa de inúmeras doenças. Daí a importância de adotar uma prática regular de atividade física. Quando envelhecemos, manter o corpo em atividade é o que vai conservar as nossas funções vitais em bom funcionamento. Por isso, as atividades físicas são essenciais com influências positivas à mente e ao corpo.

O Pilates é uma excelente alternativa para os idosos. Como os exercícios podem ser adaptados às necessidades de cada praticante, um repertório específico pode ser montado para este público, de acordo com cada caso. Além disso, o Pilates é por si só uma atividade de baixo impacto, tornando sua prática ainda mais segura pelos idosos.

Veja os benefícios do Pilates para a Terceira idade: aumento da flexibilidade muscular; melhora da mobilidade das articulações; melhora do equilíbrio e coordenação motora; aumento da consciência corporal e postural; fortalecimento muscular; melhora da capacidade respiratória e concentração, etc. São fatores que contribuem para a melhora da qualidade de vida, diminuem os riscos de quedas (comuns nessa fase da vida) e suas consequências, aliviam as dores articulares e aumentam a autoestima do idoso.

Atletas

Os atletas podem sofrer bastante com lesões articulares ou musculares. Isso ocorre, sobretudo, quando algum movimento é realizado de maneira incorreta e o atleta apresenta alguma deficiência de preparo.

O Pilates é bastante indicado para os atletas, pois beneficia o treinamento esportivo de diversas formas. Podem ser realizados repertórios específicos de exercícios que tendem a melhorar o desempenho do paciente nas mais diferentes modalidades de esportes.

O Pilates proporciona um excelente trabalho na musculatura estabilizadora da coluna, evitando esforços excessivos que poderiam levar a lesões. Geralmente, trabalha-se com exercícios de mobilidade, flexibilidade e estabilização, melhorando o gesto esportivo. O fortalecimento muscular específico é feito na musculação, mas o corpo é moldado globalmente com todas as atividades do Pilates, trabalhando-se corpo e mente, beneficiando, assim, também a respiração do atleta, que incrementa o seu desempenho. Os alongamentos realizados permitem uma melhora na amplitude articular do movimento, proporcionando uma melhora no gesto desportivo.

Homens

Alguns homens ainda consideram que a atividade física mais indicada para eles é a musculação. Isso ocorre pelo receio de que outras modalidades não produzam resultados tão satisfatórios para os seus objetivos.

Os exercícios de Pilates são, muitas vezes, considerados simples ou um método destinado, principalmente, para mulheres. Ambos os pensamentos estão equivocados. O Pilates apresenta um repertório de exercícios bastante complexo, envolvendo movimentos mais simples até os mais exigentes, tudo vai depender dos objetivos do paciente. Além disso, o Pilates não é indicado para um único grupo de pessoas, todos podem praticar.

benefícios do método para o público masculino:

– Amplia a flexibilidade e a coordenação motora, propiciando grande alongamento facilitador das tarefas rotineiras, tanto na mobilização como na prevenção de dores;

– Aumenta o apetite e disposição sexual através do controle dos músculos da região pélvica, o conhecido “powerhouse”. Com essa prática, o corpo é fortalecido internamente e apresenta maior flexibilidade, propiciando melhor desempenho sexual;

– Reduz as tensões e o estresse através do equilíbrio da mente, na concentração e na harmonia do organismo. Além de apresentar exercícios prazerosos em diferentes posturas, trabalha o controle da respiração, importante para a ansiedade e o estresse;

– Melhora o desempenho em qualquer outro esporte, sendo o Pilates o melhor complemento para uma atividade física. Postura, equilíbrio, estabilidade, flexibilidade, respiração, coordenação, circulação, fortalecimento e resistência: tudo pode ser melhorado;

– Define o abdômen através do fortalecimento da musculatura central do corpo, o “powerhouse”, que é um dos principais focos do Pilates. Dominar o “powerhouse”, conjunto de músculos que abrangem abdômen, coluna e região pélvica é fundamental para os mais variados exercícios físicos;

– Previne a dor nas costas e auxilia no pós-tratamento de patologias da coluna;

– Tonifica os músculos globalmente, devido sua grande gama de exercícios, que garantem um trabalho eficiente para toda a musculatura do corpo;

icon About

“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.”

Joseph Pilates